segunda-feira, 21 de abril de 2008

Crítica ao Conto da Mariana

Sobre pessoas vitrines.
Ser uma Paris Hilton não é suficiente. Na sociedade do espetáculo não adianta ser rica, tem que ser famosa.
A vaidade CEGA, BLOQUEIA o coração e TRAVA a caminhada.
As pessoas, quando falam no mal que a vaidade pode causar a alguém, pensam apenas num aspecto: excesso de vaidade material, ou seja aquela preocupação excessiva pela estética corporal, ou então pelos bens que possui. Mas esquecem que há uma vaidade que cega e prejudica a evoluçã dos indivíduos...Aquela vaidade que faz com que a pessoa se sinta superior aos outros, que faz com que ela sempre se posicione como alguém que sabe de tudo e ao se relacionar, se coloca em posição de superioridade o tempo todo, numa postura crítica com relação ao outro, se comparando e se julgando melhor.
A vaidade CEGA o vaidoso, pois o mesmo não deseja enxergar suas próprias "feiúras". Prefere não se conhecer realmente, para não descobrí-las. Quer continuar na ilusão de que é mais sábio e experiente que os outros. Por isso, gasta seu tempo e energia criticando-os, não para auxiliá-los, mas para diminuí-los.
Existem pessoas que realmente são mais sábias e experientes que outras, mas estas têm uma postura diferente, não de vaidade, crítica ou comparação, mas de aprendizado e ensinamento... Analisam, constatam os erros dos outros, no intuito de adquirir mais conhecimentos e experiência e tentam ajudá-los com seus conhecimentos. Não criticam o erro com intenção de se comparar e se vangloriar, mas sim, de ajudar. Não humilham, mas compreendem. Sua sabedoria é como um bem a ser compartilhado sem pedância e com amor.
Já o vaidoso, deseja ver humilhação e punição para os erros, não pensa em auxiliar o aprendizado. Por isso a vaidade BLOQUEIA O CORAÇÃO. O vaidoso não quer ver o outro acertar pois precisa se sentir superior. Pessoas assim também não podem amar porque estão o tempo inteiro preocupadas com o cabelo, a roupa, o pó facial, assim, não percebem o que acontece ao redor delas.O que adianta andar linda e não ter um namorado pra elogiar ou ficar babando? Não adianta porra nenhuma. Pessoas assim não são amadas.São só adimiradas. “Olha ela está sempre com o cabelos e as roupas impecáveis! Nossa como ela é bonita! Nossa ela nunca está triste! Nossa como ela é magra!” . Um dia ela percebe que não adiantou ser bonita, magra, roupa da moda se não conseguiu ter nada além de admiração do alheio. Admiração passa junto com as oportunidades. Olha lá querida a adimiraçao te dando tchauzinho. Ow que pena, ela foi embora. O mundo dela está fechado pra visitação e só entra nele quem ela quer e ela nunca tem tempo de querer ninguém, até quer, mas o “estar perfeita” em primeiro lugar.
O que eu tenho tu não tens e o que tu não tens eu tenho. O que eu tenho tu não tens e o que tu tens eu não tenho. Brega!Cheira a mofo! E faz pensar! Nada disso está na vitrine. E o que não está na vitrine é brega!
A vaidade TRAVA A CAMINHADA, pois os vaidosos não querem aprender mais, pois não julgam precisar. Ao se deparar com os erros do próximo, preferem apenas criticá-lo e dizer: "Eu não ajo assim..." Mas não "se" percebem, não buscam se conhecer realmente, não procuram pensar em suas próprias atitudes e descobrir que também comete erros, que podem ser diferentes daqueles que critica, podendo ser até mais graves (mais grave no sentido das consequências maléficas para aquele que comete e para os outros que o cercam).
Ainda te falta muito. Muito mesmo.Você não serve de vitrine pra ninguém porque você não sabe nada de beleza. Você não sabe nem sobre amar.Pessoas que não evoluem, não amam. Pessoas feias por dentro muito menos. Você deveria se prestar a prestar menos atenção no seu umbigo. Olha o que te acontece ao teu redor. Para de se preocupar em não repetir roupa.
Esse mundo não te percente. Não sei mais. Eu preciso de uma diferença, porque ando indiferente, ando par, ando menos que mais, ando sem saber. Não entendo, nem queria citar ou recitar o fato de que ¨eu entendo¨ ou ¨eu não entendo¨ não fazem a minima diferença, mas sabe como é...quando não se tem coisas bonitas pra dizer, quando se tem coisas bonitas pra ser, a gente inventa alguma moda filosofia. Eu tô ficando com nojo disso tudo. Desta revolução de vitrine. Tenho asco desta evolução bonita e colorida. Pessoas padronizadas, que se acham modelo perfeito padrão. Não é assim que nós somos, não é assim que tem de ser.
Falamos em tudo e rimos de tudo até o momento de chegar em casa e se sentir sozinho.As coisas caem...em cima da cabeça de todo mundo, e todo mundo chora.
To cansada de gente que acha que é vitrine.Tava pensando...tu tá afim de derrubar uma vitrine?

Porque o que eu faço e escrevo fala do que sou. OU NÃO..
A carapuça serviu? Ótimo...era pra servir mesmo!

Nenhum comentário: