terça-feira, 20 de maio de 2008

Uma voz me chama...

Terminei ontem de ver a minissérie....
Fui pesquizar mais sobre a Revolução Farroupilha...achei tanta coisa...
Anita ficou conhecida como "Heroina dos Dois Mundos" depois de guerrilhar por anos e anos ao lado de Garibaldi. Morreu na Itália de febre amarela aos 28 anos deixando Garibaldi. Foi exumada 7 vezes até poder ser enterrada.
Este, por sua vez, foi também alcunhado de "Herói dos Dois Mundos", teve 3 filhos com Anita, Rosa, Teresa e Ricciotti. Rosa faleceu aos 2 anos de idade por asfixia. Garibaldi regressou à Itália em 1848 para lutar contra o exército austríaco e iniciar a luta pela unificação italiana. Na fuga de 4 exércitos em Roma, Anita morre. Em 2 de junho de 1882, aos 74 anos, Giuseppe Garibaldi morreu em sua casinha na ilha de Caprera, onde está enterrado.
Manuela com quem vivera um romance real com Garibaldi foi personagem em vários livros sobre a Revolução. No livro Memórias de Garibaldi, confissões feitas a Alexandre Dumas, o patriota italiano acrescenta ao episódio uma observação particular - melhor, uma pequena nota íntima, uma curta confissão.
Diz assim:
"Nós celebrávamos a vitória, gozando o fato de ter sido salvos de uma tempestade. Na sede da estância, a 12 milhas, uma virgem empalidecia e rezava pela minha vida; mais doce do que a vitória, me surpreendia a notícia. Sim, belíssima filha do Continente, eu era orgulhoso e feliz de te pertencer, fosse como fosse: tu, destinada a ser mulher de outro! A mim, a sorte reservava outra brasileira!"
Garibaldi mesmo é que afirma, em outra passagem das Memórias, que na estância de dona Ana havia três moças, "uma mais graciosa do que a outra", na verdade três irmãs; no entanto, "uma delas, Manuela, dominava absolutamente a minha alma. Não deixei de amá-la, embora sem esperança, porque estava prometida a um filho do presidente."
Manuela morreu com 84 anos em 1904, sem jamais ter se casado nem constituído uma família.Os jornais da época anunciaram a sua morte de primeira página: "Morre a noiva de Garibaldi".
Tõ até agora impressionada com tudo isso...coisas do meu país e que eu não sabia.
A foto acima é em Pelotas, na Charqueada São João, onde foi gravada a minissérie e onde morou o General Bento Gonçalves e suas mulheres.
Nos dias de hoje é um museu.
Eu desde quando terminei de assistir a minissérie não paro de pensar nisso tudo...fico imaginando como teria sido realmente naquela época, como eram as guerras, como Manuela sofreu esses anos todos, como Garibaldi assistiu a morte de Anita...essas coisas...
Fiquei foi triste com toda essa história...mas vai passar.
Quero um dia ir visitar esses lugares...
Queria poder ter participado disso tudo...

2 comentários:

Unknown disse...

que pesquisa eim Mari, gostei :)
tanta coisa que eu naum sabia :|
eu adorava a casa das 7 mulheres, apesar de num ter entendido quase nada pq era pequena
USHAUHSUAHSUASHUASHUAHS

Anônimo disse...

Alguns anos depois, percorri todo o caminho citado por vc em 2008, entre lágrimas e surpresas me vejo instigado á ter tido a oportunidade de presenciar de forma ativa toda aquela história de amor, guerra e morte..

Um forte abraço!